AVALIAÇÃO SOCIOMÉTRICA

Lei da rede interpessoal e socioemocional

A sociometria, como método de avaliação, é um dos ramos da socionomia. É uma técnica de mapeamento e organização do átomo social do grupo. É também um método de exploração, pois possibilita organizar o átomo social do grupo e da instituição, estudá-lo, como se estivem na mira de um microscópio. É uma fórmula matemática de traçar gráficos para mensuração de resultados.

Por meio da geografia psicológica, é possível tratar e traçar gráficos de uma escola, uma empresa, um bairro, uma cidade uma região, um país, ou seja, da humanidade, e somente um método universal de ação e aprendizagem profunda será capaz de tratar de grupos humanos, de suas ações e ideologias. O processo decorre do treinamento da espontaneidade por uma metodologia já reconhecida internacionalmente desde 1925, ano em que foi introduzida nos Estados Unidos, no presídio de Sing Sing, e posteriormente em várias escolas daquele país.

A sociometria é a métrica das inter-relações.

Com a sociometria, podemos mensurar os resultados da matriz socioemocional em escala universal.